No passado dia 23 de janeiro, a Universidade do Minho acolheu, na sua Casa Museu de Monção, uma reunião de Provedores do Estudante Portugueses e Defensores Universitários da Galiza. O Magnífico Reitor da Universidade do Minho, Professor Rui Vieira de Castro, deu as boas vindas a todos os presentes e participou na ordem de trabalhos, o que tornou a sessão mais enriquecedora. Estiveram igualmente na sessão, o Pró-Reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Professor Manuel João Costa, e o Provedor Institucional da Universidade do Minho, Professor Aníbal Alves.
Participaram neste encontro, a Provedora do Estudante da Universidade do Minho e anfitriã, Professora Paula Cristina Martins; o Provedor da Universidade do Porto, Professor Carlos Costa; o Provedor da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Professor Mário Pereira e a Provedora do Estudante do Politécnico do Porto, Professora Berta Baptista.
As Universidades Galegas fizeram-se representar pelo Defensor Universitário da Universidade de Vigo e Coordenador da RIDU, Professor, Argimiro Rojo Salgado; o Defensor Universitário da Universidade de Santiago de Compostela, Professor Miguel Alcaraz e o Defensor Universitário da Universidade da Corunha, Professor Enrique Martinez.
No encontro, discutiu-se o impacto da atuação do Provedor nas instituições de Ensino Superior, tendo em conta os diferentes modelos institucionais vigentes em Espanha e Portugal e também os desafios comuns com que os Provedores se confrontam no seio das suas organizações.
Como nota transversal a todas as intervenções salienta-se o reconhecimento da relevância do papel do Provedor na criação de uma cultura institucional ética, de promoção dos direitos dos estudantes e da comunidade académica.
Dadas as afinidades verificadas e a riqueza da troca de experiências observada neste encontro, pretende-se dar continuidade a esta iniciativa em torno do debate de temas de interesse comum.